Loading…

Trabalho & Excelência

Sempre Obstinados A Trazer Excelência Ao Mundo Dos Negócios
Comece Agora
Como fazer uma apresentação pessoal

Como Fazer uma Apresentação Pessoal

Uma apresentação pessoal não pode ser feita de qualquer forma. Afinal, a sua imagem está em jogo e é necessário ter cuidado com todos os detalhes para transmitir credibilidade ao público. 

A apresentação pessoal vai muito além da aparência. Ela está relacionada com a sua linguagem corporal, confiança, naturalidade e reflete a sua marca pessoal.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer uma apresentação pessoal perfeita. Além dos itens que mencionamos acima, você saberá quais são os outros fatores que impactam em sua apresentação. 

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas! 

Como fazer uma apresentação pessoal? 

Existem diversas dicas que ajudam a melhorar a sua apresentação pessoal

Conheça abaixo cada uma! 

Esteja preparado 

A apresentação pessoal não está direcionada somente a aparência. Não adianta ter um belo visual, a roupa da moda ou a maquiagem perfeita se não está preparado para a reunião. 

Por isso, você deve se organizar com bastante antecedência. Defina os tópicos que serão abordados e treine bastante. Assim, poderá transmitir uma boa imagem para os participantes da reunião. 

Tenha confiança 

A falta de confiança pode prejudicar a sua apresentação pessoal. Se você se organizou para esse momento e tem todos os dados a disposição, relaxe. Afinal, você deve expor as suas ideias com convicção para que os participantes percebam credibilidade em seu discurso. 

Existem algumas dicas que ajudam a melhorar a sua confiança no momento das apresentações. Dentre as mais comuns, encontra-se: leia em voz alta, treine de frente para o espelho, fala para um público pequeno, faça um curso de oratória, entre outros. 

Seja natural 

O discurso automático é um dos principais erros que uma pessoa não pode cometer durante a apresentação pessoal, especialmente em processos seletivos. 

Os recrutadores têm experiência no assunto e conseguem identificar os candidatos que usam frases clichê e sem um diferencial. 

Portanto, pense fora da caixa e apresente aos profissionais um discurso inovador, com as experiências e os desafios que enfrentou ao longo da carreira. Busque usar o storytelling para contar a sua história e surpreender o público. 

Grande parte dos profissionais enfrentam a mesma experiência durante a carreira ou na faculdade. Afinal, quem nunca fez um estágio, um intercâmbio ou foi promovido no trabalho? Provavelmente, você já passou por algumas dessas situações, não é mesmo? 

O mais interessante é identificar em seu percurso quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira como um prêmio ou um problemas que solucionou para o cliente. 

Use o tempo ao seu favor 

Uma das tarefas mais complicadas na hora de montar a apresentação pessoal é definir quais são as melhores experiências para abordar na reunião. 

Isso ocorre porque os profissionais têm dificuldade para administrar o tempo e a quantidade de dados para adicionar no discurso. 

Geralmente, o tempo de uma apresentação pessoal varia entre um a cinco minutos. 

Portanto, lembre-se de treinar para não perder o foco. 

O candidato que consegue enquadrar as informações no tempo estabelecido mostra objetividade e capacidade de gestão de tempo, duas características bastante exigidas no mercado. 

Preste atenção na linguagem corporal 

A linguagem corporal também é muito importante durante as apresentações. Você pode não perceber, mas os seus gestos, movimentos e a forma de olhar representam o seu momento atual. Ele pode ser de insegurança, nervosismo ou tranquilidade. 

O conhecimento sobre o seu corpo é essencial para transmitir segurança e positividade. 

Para lidar com essas situações, busque ter uma escuta ativa. 

Por meio dessa ferramenta, você consegue mostrar que está preocupado com as pessoas e tem interesse pelos assuntos que estão sendo abordados. Assim, terá mais fluidez em seu discurso. 

Crie apresentações com ferramentas de qualidade 

A apresentação pessoal pode ocorrer de duas formas: o profissional tem liberdade para construir a sua própria apresentação ou executar essa tarefa apresentando um produto ou serviço. 

No segundo desafio, você deve conhecer todos os detalhes sobre a empresa, os produtos e serviços para ter sucesso nas apresentação. 

Existem algumas ferramentas que ajudam a montar apresentações diferenciadas. As mais conhecidas são: Prezi e Pow Toon. 

Se não tem habilidade com nenhuma das opções, use o bom e velho Powerpoint. 

Treine, treine e treine! 

Não importa se você é um estagiário, um profissional recém – formado ou especialista no assunto. A sua apresentação deve ser revisada para garantir inovação e objetividade. 

Uma dica interessante é convidar um grupo de amigos ou um grupo de profissionais para treinar a sua apresentação. Neste momento, você deve estar aberto para receber os feedbacks. Assim, terá a chance de corrigir erros que poderiam ser apontados por outras pessoas. 

Depois de receber elogios e críticas, mapeie pontos fortes e fracos e monte um plano de ação com todos os itens necessários para criar uma apresentação incrível.

Estude sobre apresentação pessoal 

No mercado, existem várias fontes de informação sobre apresentação pessoal e Marketing Pessoal. É muito importante buscar conhecimentos sobre o assunto em podcasts, vídeos no youtube e cursos que estão disponíveis na internet. 

Você também pode ler alguns livros para melhorar a sua apresentação pessoal. 

A apresentação pessoal não é uma tarefa fácil, até os profissionais mais experientes sofrem com esse momento. Porém, a prática leva à perfeição e com essas dicas estará mais confiante para surpreender o público. 

One thought on “Como Fazer uma Apresentação Pessoal

Deixe uma resposta