Trabalho & Excelência

<strong>Como Fazer Uma Apresentação Pessoal </strong>

Como Fazer Uma Apresentação Pessoal 

Fazer uma apresentação pessoal pode ser o elemento crucial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Isso se dá porque, dentre diversos motivos, permite que os contratantes analisem os perfis dos candidatos e identifiquem se estão compatíveis com a cultura da empresa.

Para que sua apresentação pessoal seja eficaz, é preciso que você se conheça. Dedique um tempo para analisar sua trajetória, identifique os pontos a serem melhorados em sua vida e aonde pretende chegar. Isso poderá te auxiliar na conversa com os recrutadores.

Considerando a importância de uma boa apresentação pessoal para conquistar um emprego, neste artigo, traremos algumas dicas para você se sair bem e conquistar os seus sonhos!

1. Preparação

A preparação é um dos elementos básicos para que a apresentação pessoal seja bem-sucedida. Para tanto, alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de gírias, organização de qualificações e conhecimento sobre as políticas da empresa que pensa em atuar, por exemplo.

Vale mencionar que, por mais inovadora que sua apresentação pessoal possa parecer, é fundamental que propicie a análise e identificação de informações pertinentes a seu respeito, como experiência com resultados, desafios e flexibilidade para se aprimorar, caso seja necessário.

Assim, prepare-se ao máximo para que sua apresentação pessoal, seja ela oral ou escrita, seja notável. Isso poderá incluir adaptação do seu discurso a área escolhida, além da separação de um tempo para a revisão. Nesse momento, qualquer descuido poderá ser determinante.

2. Confiança

Durante a apresentação pessoal, transmitir confiança pode ser desafiador. Isso se dá porque você precisa demonstrar, por meio de gestos e palavras, que é o candidato apropriado para essa vaga. 

O entrevistador estará atento aos mínimos detalhes na apresentação pessoal. Sendo assim, cuide da sua aparência, endireite a sua postura e atente-se ao movimento dos braços. Paralelamente a isso, evite utilizar frases de duplo sentido ou contar coisas particulares e piadas.

Um sorriso amistoso poderá demonstrar confiança ao recrutador, que poderá ser utilizado para descontrair situações em que você esteja se sentindo nervoso, por exemplo. Caso julgue necessário, pesquise como controlar a respiração durante a apresentação pessoal na internet.

3. Seja Natural

Com o objetivo de aumentar as suas chances de obter sucesso com a apresentação pessoal, procure ser o mais natural possível. Os recrutadores não se conectarão com você se perceberem que você está tentando imitar outra pessoa ou escondendo sua real personalidade.

Cabe acrescentar que o nervosismo e a apreensão fazem parte de uma apresentação pessoal. Nesse momento, procure falar com autenticidade e não tente parecer perfeito, pois o efeito poderá ser desastroso. 

Portanto, seja você mesmo na sua apresentação pessoal. Prepare-se adequadamente e se algo não sair como o esperado, você se sentirá seguro o suficiente para fazer os arranjos necessários.

4. Treine, treine e treine!

Ao saber quando será sua apresentação pessoal, o treino poderá ser o seu maior aliado. Esse treino poderá acontecer de formas variadas, tais como falar na frente de um espelho ou gravar com o auxílio de um celular ou tablet, por exemplo, e analisar a postura e a dicção em seguida.

É importante destacar que o ato de treinar para uma apresentação pessoal requer paciência e visão crítica. Possivelmente o recrutador fará perguntas não estão diretamente relacionadas à área desejada e você precisa ter uma resposta em mente para tais situações. Logo, elas deverão fazer parte do seu treino.

Como é possível observar, a apresentação pessoal contribui de forma significativa para a sua candidatura e, consequentemente, para o seu sucesso profissional. Tenha em mente que sinceridade e espontaneidade ao dizer que não sabe responder determinada pergunta, por exemplo, demonstram humildade e podem contribuir para a sua carreira profissional.