Como Descobrir Meus Pontos Fortes e Fracos
Inicialmente, é importante mencionar que todo mundo possui pontos fortes e fracos. Logo, todos os indivíduos possuem pontos a serem melhorados e pontos que deixam as pessoas mais confiantes.
Uma forma de descobrir os próprios pontos fortes e fracos é por meio de uma autorreflexão. Para tanto, utilize papel e caneta ou o bloco de notas do celular, por exemplo, e anote os pontos que você julga negativos e outros que te destacam na maioria.
Considerando que esse processo pode ser difícil, listaremos algumas maneiras para que você possa se tornar uma pessoa mais confiante em determinados aspectos e explorar os seus pontos positivos.
O Que são pontos fortes e fracos?
Pontos fortes são qualidades que te dão destaque quando está entre outras pessoas. Nesse contexto, pode ser uma maneira clara de se expressar, paciência ao lidar com pessoas de perfis diferentes, facilidade com aparelhos tecnológicos, dentre outras inúmeras possibilidades.
Pontos fracos são os aspectos de um indivíduo que precisam ser melhorados. Nesse sentido, pode ser a procrastinação ao realizar projetos, ser receoso ao falar em público, dificuldade para concluir projetos, irresponsabilidade com prazos, dentre outros.
Por que descobrir meus pontos fortes e fracos?
Descobrir os seus pontos fortes e fracos pode ser um divisor de águas na sua vida. Isso se dá porque, a partir do momento que você identificar os seus pontos, poderá trabalhar para que eles possam ser melhorados.
Ainda que algumas pessoas optem por focar nos pontos fortes, os fracos precisam de atenção para que sejam efetivamente trabalhados. Nesses casos, vale ter uma conversa com pessoas de confiança, pois elas não ficarão receosas ao falar a verdade.
Paralelamente a isso, ao reconhecer os seus pontos fortes, é possível utilizá-los na carreira escolhida para ter ainda mais projeção, por exemplo. Nesse sentido, se você fala bem em público ou mantém a calma em meio aos conflitos diários, pode ficar à frente de grandes projetos.
Como descobrir meus pontos fortes e fracos?
Para descobrir os seus pontos fortes e fracos, é preciso fazer uma autorreflexão sincera. Nesse momento, você pode se fazer alguns questionamentos, tais como: (1). Quais características as pessoas costumam evidenciar em mim? (2). Quais atividades eu me sinto mais seguro para executar? (3). Quais características foram utilizadas para chegar no lugar que estou?
Uma vez que os seus pontos fortes tenham sido listados, é hora de pensar a respeitos dos seus pontos fracos. Nesse contexto, você pode se fazer as seguintes perguntas (1). O que faltou para atingir determinado objetivo? (2). Eu sou humilde para reconhecer meus erros? (3). Eu sou resistente ao ouvir uma crítica?
Há, também, a possibilidade de colocar os seus pontos fortes e fracos à prova. Essa prática, além de testar suas habilidades, proporcionarão uma visão clara a respeito de si mesmo. No entanto, é válido destacar que você deve começar com situações pequenas ou que não tragam grande impacto, pelo menos nesse primeiro momento.
Ao conhecer seus aspectos positivos e negativos, fica mais fácil crescer na sua carreira, seja ela profissional ou acadêmica, por exemplo. Além disso, com a auto identificação, você se sentirá mais seguro para trabalhar alguns pontos.
Levando em consideração que o caminho para descobrir os pontos fracos pode ser desafiador, pode ser uma boa ideia procurar ajuda profissional. Um psicólogo poderá te deixar à vontade para falar sobre suas características sem julgamentos e te tirar da zona de conforto.
Por fim, é importante mencionar que mudanças não acontecem da noite para o dia. É preciso que haja empenho e paciência para melhorar os pontos fracos!