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Marketing Pessoal o que é e como fazer

Marketing Pessoal: O que é, Como Fazer e Dicas

O Marketing pessoal nada mais é que um conjunto de atividades para promover a imagem de um profissional de forma positiva para o mercado. 

Engana-se quem pensa que o marketing pessoal está aliado a escolha das roupas, a maquiagem, acessórios, entre outros itens da moda. Claro, isso também é muito importante. 

No entanto, o marketing pessoal se refere a postura, atitudes e a famosa rede de contatos, conhecida como networking. 

O marketing pessoal é cada vez mais usado porque ele tem o poder de utilizar as competências do profissional para potencializar a sua carreira, criando a sua própria marca. 

O mais importante do marketing pessoal é fazer com que as pessoas sintam a sua presença, conheçam as suas habilidades e admirem o seu trabalho

Você deve ser notado por gestores da empresa, concorrência, futuros clientes e qualquer tipo de público que esteja relacionado ao seu mercado. 

Porém, o marketing pessoal não pode ser feito de qualquer forma. 

Vender a própria imagem exige seguir algumas estratégias que são essenciais tanto para o iniciante como para aquele profissional que está há vários anos no mercado. 

É fundamental, por exemplo, ter um bom planejamento de construção de marca pessoal para conseguir destacar as suas habilidades, mostrar valor ao público e fazer com que todas as pessoas tenham uma ótima impressão sobre a sua imagem. 

No mercado é possível encontrar profissionais que sabem fazer um marketing pessoal de forma eficiente. Algumas características já fazem parte da sua personalidade. 

No entanto, até esses profissionais precisam trabalhar certas habilidades e desenvolver algumas características. 

O marketing pessoal é uma competência que não surge da noite para o dia. Mas, o lado positivo é que todo mundo pode trabalhá-lo, basta buscar qualificação. 

Se você pretende melhorar a sua imagem no mercado, continue lendo este artigo e saiba como ter sucesso com o marketing pessoal. 

Por que o marketing pessoal é importante? 

O marketing pessoal traz diversos benefícios para a carreira de qualquer pessoa. Ele faz com que o profissional se torne mais conhecido, ajuda a conquistar o primeiro emprego, facilita na busca pelo trabalho dos sonhos e alcança os objetivos que foram traçados no plano de carreira. 

A missão do marketing digital é fazer com que o mercado identifique quais são as suas habilidades e quais são as diferenciais do seu trabalho se comparado aos outros profissionais da área. 

No marketing pessoal é avaliado vocabulário, inteligência emocional, valores, objetivos, atitudes, comportamentos e outros itens que interferem em sua credibilidade. 

O marketing pessoal é importante para diversas áreas: advogados, engenheiros, médicos e professores. Ele é essencial também para todos os níveis da empresa, desde junior até CEOs. 

O marketing pessoal também ajuda os profissionais autônomos. Afinal, o seu nome é a sua marca. Uma imagem negativa pode atrapalhar o sucesso do seu negócio. 

O mais interessante é que o marketing pessoal pode ser feito presencialmente em eventos, na empresa em que trabalha, nas redes sociais, em blogs, e-mail marketing, entre outros canais de comunicação. 

A fonte de informação sobre o assunto também é extensa com diversos livros sobre o tema, vídeos e podcasts. 

Como fazer marketing pessoal? 

Existem diversas dicas que ajudam a melhorar o seu marketing pessoal. A partir de agora, você conhecerá algumas orientações que podem ser aplicadas de forma fácil em sua rotina. 

Vamos lá? 

Estabeleça um objetivo 

O primeiro passo para fazer um marketing pessoal de qualidade é estabelecer um objetivo. Ou seja: o que você pretende alcançar com as ações de marketing pessoal? 

Por isso, evite iniciar o seu trabalho sem ter uma meta definida. Depois, lembre-se de planejar as estratégias para atingir o seu objetivo. 

Você pode estabelecer vários objetivos, entre os quais: garantir uma promoção na empresa, conquistar uma vaga na concorrência e mudar a área de atuação. 

O plano pode ser de curto, médio e longo prazo. 

O mais indicado é solicitar ajuda de outros profissionais para fazer um plano mais completo. Eles pode indicar quais são as qualificações necessárias para atingir o objetivo. 

Isso é muito importante porque a ausência de uma habilidade pode atrapalhar os seus sonhos. Pense nisso! 

Pratique o autoconhecimento 

O autoconhecimento é fundamental para uma estratégia de marketing pessoal. 

Você deve enumerar quais são os seus pontos positivos e negativos, como eles afetam as suas atitudes e o que você pensa sobre cada um. 

Qual habilidade você mais domina? Gestão de pessoas? Apresentação em público

Qual habilidade pode melhorar? Capacidade de ouvir as pessoas? Organização? 

Essa simples reflexão ajuda a entender quais são as áreas em que você deve trabalhar para garantir o sucesso desejado no início da estratégia. 

O autoconhecimento impacta não só o seu lado profissional, mas também todas as pessoas que trabalham na empresa, os clientes, seus familiares e amigos. 

O autoconhecimento deve ser feito para habilidades técnicas e questões comportamentais. 

Nunca pare de aprender! 

Um profissional deve ter sede por conhecimento. Ela é essencial em qualquer área da vida. O coração de estudante deve estar presente em sua rotina antes que você caia na zona de conforto. 

A falta de evolução pode prejudicar os seus objetivos e até transmitir uma imagem diferente daquilo que deseja passar para as outras pessoas. 

Por isso, busque se atualizar em relação ao seu mercado. 

O dinheiro e a preguiça não podem ser utilizados como desculpas pela falta de conhecimento. Afinal, existem diversos sites, podcasts, blogs e canais no youtube que compartilham conteúdos de forma gratuita. 

O mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo e o conhecimento pode fazer diferença em uma entrevista de emprego. 

Tenha cuidado com a sua postura 

A postura também impacta diretamente o seu marketing pessoal. Portanto siga algumas dicas para transmitir uma boa imagem. 

  • Mantenha o contato visual. Olhe nos olhos das pessoas no local de trabalho. Esse tipo de atitude mostra sinceridade e transparência; 
  • Evite olhar para outros lugares quando estiver conversando com outra pessoa. Esse comportamento transmite a ideia de desinteresse; 
  • Busque ficar com as mãos soltas. As mãos no bolso e os braços cruzados mostram que você está desinteressado no assunto ou está achando o diálogo entediante; 
  • Sente na cadeira de forma correta, com o corpo ereto. A sua postura pode apresentar desleixo; 
  • Trabalhe a comunicação não – verbal. Ela traz vários benefícios para o diálogo.  

Os pequenos detalhes podem trazer grandes impactos para o seu marketing pessoal. 

Trabalhe o seu visual 

O visual também deve ser levado em consideração no marketing pessoal. 

Você deve sempre manter a boa aparência e cuidar da higiene. 

No caso dos homens, por exemplo, uma barba bem aparada pode fazer a diferença no ambiente profissional. 

Nunca se esqueça dessa dica, pois a sua imagem é o seu cartão de visitas. 

Use a escuta ativa ao seu favor 

A escuta ativa é bastante valorizada no mercado de trabalho. Ela se refere aos hábitos que as pessoas têm de interpretar e assimilar todas as informações que foram compartilhadas pelo interlocutor, com sinceridade. 

As pessoas se sentem mais valorizadas quando elas entendem que os seus argumentos são importantes durante uma reunião ou um simples bate – papo. 

Aumente a sua rede de contatos 

Essa é uma das dicas mais importantes para quem trabalha com o marketing pessoal. Portanto, busque aumentar a sua rede contatos. 

Você deve ter relacionamentos com os profissionais da sua área ou do segmento no qual gostaria de trabalhar futuramente. 

A participação em eventos, cursos e seminários ajudam nessa tarefa. 

Um dos erros que a maioria dos profissionais cometem é achar que o networking é uma via de mão única. Pelo contrário, você também precisa ajudar os seus contatos no momento em que eles precisam de algum auxílio. 

Essas relações são determinantes para criar novos vínculos, conhecer profissionais, compartilhar hábitos em comuns e ser notado no mercado de trabalho. 

Crie estratégias para as redes sociais 

O marketing pessoal não deve ser feito somente no ambiente físico.A sua estratégia deve ser transportada para o ambiente digital. 

Por isso, lembre-se de ter muito cuidado com as suas publicações e com os conteúdos que são compartilhados no mundo virtual. 

Empresas já admitiram que monitoram o comportamento dos usuários nas redes sociais

Logo, uma opinião polêmica pode prejudicar a sua carreira.

Uma dica interessante é utilizar esses espaços para divulgar os seus trabalhos ou artigos interessantes do mercado. 

Conte com a ajuda de profissionais qualificados 

O coaching é um ótimo profissional para ajudá-lo a construir uma boa imagem no mercado. 

Ele tem metodologias, ferramentas e técnicas para aperfeiçoar as suas qualidades e melhorar as habilidades que podem prejudicá-lo no mercado. 

As dicas que mencionamos neste artigo são fundamentais para criar uma boa reputação, aumentar a sua carteira de clientes e até conseguir a promoção dos seus sonhos. 

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