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Marketing Pessoal: O que é e Como Fazer

Marketing Pessoal: O que é e Como Fazer

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias utilizada para valorizar a marca de um indivíduo. O marketing pessoal, além de auxiliar no crescimento profissional, amplia a credibilidade na área escolhida.

Ainda nessa perspectiva, o marketing pessoal possibilita a projeção na área desejada, por exemplo. Quando associada às redes sociais e produção de conteúdo relevante, o marketing pessoal pode favorecer a conquista de um aumento salarial.

Por que Marketing pessoal é importante?

O marketing pessoal é importante por diversas razões, que listaremos algumas a seguir:

1. O marketing pessoal auxilia na construção da sua identidade.

A partir do momento que você se posiciona, inicia a consolidação da sua imagem. Com trabalho e dedicação, pode se tornar referência do seu nicho.

2. O marketing pessoal impulsiona a carreira profissional

Uma vez que estratégias adequadas sejam selecionadas, o marketing pessoal poderá alavancar a sua carreira e dar ainda mais visibilidade ao seu trabalho.

3. O marketing pessoal propicia a prospecção de clientes

O marketing pessoal favorece a construção de uma imagem e, quando consolidada, a posição ocupada tende a ser notória. Com isso, a confiança é aumentada, gerando a fidelização de clientes.

4. O marketing pessoal atrai atenção de pessoas de outros nichos

O marketing pessoal destaca suas competências e habilidades. Dependendo do nicho escolhido, pode estreitar o relacionamento com pessoas de áreas afins, gerando um engajamento ainda maior.

5. O marketing pessoal auxilia na projeção de pessoas de todas as áreas

O marketing pessoal pode ser útil no crescimento da carreira de qualquer profissional. Isso se dá porque pode ser utilizado para obter uma promoção ou até mesmo aumento salarial na área escolhida.

6. O marketing pessoal favorece o cuidado com a imagem 

A imagem funciona como uma vitrine no marketing pessoal. Sendo assim, é fundamental que ela seja cuidada, evitando exposições desnecessárias ou algo que contradiga os seus pilares profissionais.

Como Fazer Marketing Pessoal?

Observe a seguir algumas sugestões para fazer o seu marketing pessoal:

1. Tenha claro o seu objetivo

Ter claro o seu objetivo é um dos pilares do marketing pessoal. Assim, saiba exatamente aonde você quer chegar com o auxílio de metas e estratégias.

2. Cuide da sua imagem pessoal

A sua imagem é vital. Ela poderá tanto abrir portas quanto fechá-las. Nesse aspecto, é válido ter em mente que não estamos nos referindo à aparência física e sim sobre ser educado, amistoso e apresentável.

3. Compartilhe conteúdos estratégicos

As redes sociais podem ser ótimas para o seu marketing pessoal. Caso você se sinta à vontade para isso, compartilhe momentos que são importantes para você ou que tenham relação com o seu nicho.

4. Vá a lugares que tenham a ver com você

O marketing pessoal poderá ajudar a ampliar o seu círculo de amigos. Para tanto, vá a eventos que sejam do seu gosto ou que tenham relação com a sua área de atuação. Os resultados aparecerão quando menos esperar!

5. Atraia atenção

É fundamental que você saiba os seus pontos altos e baixos. Assim, você poderá utilizá-los a seu favor. Caso seu ponto forte seja falar em público, por exemplo, você poderá explicar a sua audiência de forma clara e objetiva os benefícios do seu produto.

6. Use as redes sociais a seu favor

É sabido que os recrutadores costumam verificar as redes sociais dos candidatos. Logo, é fundamental estar atento ao seu perfil na internet, que deve incluir os perfis seguidos, interação respeitosa com seus seguidores e o tipo de conteúdo criado, por exemplo.

Por fim, destacamos que o sucesso alheio deve ser visto de maneira respeitosa. Não desmereça o sucesso dos seus colegas de profissão, tampouco desqualifique a jornada dessas pessoas. Esse tipo de conduta não condiz com o perfil de um profissional de qualidade.