Trabalho & Excelência

Competências do profissional de Marketing

Competências do profissional de Marketing

Se você é da área de marketing, certamente está atento às competências que um profissional precisa ter para atingir o sucesso. Para tanto, é preciso que tenha conhecimento, dentre outras coisas, sobre ferramentas e tecnologias.

Cabe mencionar que uma equipe capacitada precisa ter em mente quais são as competências que um profissional de marketing precisa dominar, visando garantir o almejado engajamento. 

Pensando isso, confira a seguir quais são as competências do profissional de marketing a serem analisadas:

Curiosidade

Para atuar na área de marketing, o indivíduo pode ter formação em Publicidade e Propaganda, Administração e Comunicação Social, por exemplo, e não necessariamente em Marketing. Sendo assim, é uma carreira profissional com diversas oportunidades a serem exploradas.

Vivemos em um mundo que está passando por constantes mudanças, principalmente no universo do Marketing. Nesse sentido, o profissional precisa ser esforçado para acompanhá-las e criar conteúdo que façam a diferença e sejam relevantes para o seu público-alvo.

Ainda nessa perspectiva, a remuneração de um profissional de Marketing dependerá tanto da sua experiência quanto da força de vontade em aprender e criar novos conteúdos. Logo, deverá ser analítico e analisar novas possibilidades com o objetivo de se destacar da maioria.

Trabalhar em Equipe

Trabalhar em equipe costuma ser uma habilidade amplamente exigida no mercado de trabalho e no Marketing isso não poderia ser diferente. A partir do momento que o profissional se sente confortável para discutir ideias e ouvir críticas da equipe, os resultados tendem a ser melhores.

Contar com outras pessoas para discutir ideias e se antecipar a possíveis problemas, fortalece o trabalho em equipe, além de gerar confiança e estreitar laços. Isso permite que ideias arrojadas surjam, sem contar que propicia a exposição de pontos de vista diferentes e discussão de novas ideias.

Para que os projetos em equipe sejam, de fato, eficazes, é preciso que a comunicação seja objetiva e transparente. Tal prática poderá ampliar o aprendizado do time e promover um senso maior de pertencimento. O trabalho em equipe não é útil apenas para a empresa, mas também para a saúde mental do colaborador.

Conhecimento em Tecnologia

Com o avanço da tecnologia, uma série de ajustes foram necessários para a otimização da nossa rotina e o mesmo aconteceu com o profissional de Marketing. A transformação da tecnologia digital possibilita desde o planejamento à execução dos conteúdos, otimizando o trabalho da equipe.

Dessa forma, o conhecimento em tecnologia pode ser determinante tanto para a contratação do profissional de Marketing quanto para a consolidação da carreira. Paralelamente a isso, as pesquisas poderão ser mais apuradas e o conhecimento em novos programas poderão ser ampliados.

Vale destacar que a tecnologia impacta as outras habilidades do profissional de Marketing, visto que as empresas têm feito cada vez mais investimentos audaciosos na área da tecnologia. Assim como acontece com profissionais de outras áreas, é preciso se adaptar às novas tecnologias e exigências do mercado de trabalho.

Conhecimento Técnico

É preciso que o profissional de Marketing domine algumas habilidades, como compreender estratégias de divulgação de vídeos, textos ou fotos e saiba lidar com os clientes em potencial, por exemplo.

Para trabalhar com o Marketing, o profissional deverá ter conhecimento técnico. Dentre eles, destacamos o (1) Domínio de métricas, (2) Conhecimento em SEO, (3) Criação de campanhas, (4) Análise de dados e (5) Gestão de Redes Sociais. 

Ainda nessa perspectiva, é válido mencionar que o profissional de Marketing deve ter um pouco de conhecimento de cada área, tais como Língua Portuguesa e Estatística, por exemplo. Os resultados numéricos, associados a um bom texto, poderão ser fundamentais na trajetória dentro da empresa escolhida.

Comunicação Clara

Os profissionais de Marketing precisam conhecer a fundo o mercado de trabalho e o público-alvo, pois isso influenciará completamente o resultado. Assim, para criar bons conteúdos, é preciso que esteja antenado às tendências do mercado e ao processo de desenvolvimento e capacitação.

Nesse sentido, a comunicação clara favorece o relacionamento com a equipe e com o público de diferentes perfis. Consequentemente, os resultados serão mais promissores, como o engajamento, por exemplo.

Portanto, procure expressar suas opiniões com assertividade e evite os vícios de linguagem. Adeque sua mensagem ao momento e ao interlocutor e procure sempre saber o significado de cada palavra para que não haja dupla interpretação.