Loading…

Trabalho & Excelência

Sempre Obstinados A Trazer Excelência Ao Mundo Dos Negócios
Comece Agora
Como Descobrir Pontos Fortes e Fracos

Como Descobrir Meus Pontos Fortes e Fracos

O que você e grandes empresários do mundo têm em comum? Ambos possuem pontos fortes e fracos que podem ser aperfeiçoados e melhorados ao longo da vida. 

Se você não sabe como falar em público, por exemplo, é possível montar um plano de ação para desenvolver habilidades e ter uma boa oratória e perder a timidez. 

No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para descobrir quais são esse pontos e fracos. Por isso, neste artigo, você saberá como identificá-los de forma prática e eficiente. 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

O que são pontos fortes e fracos? 

O significado dos pontos fortes e fracos foi definido com clareza pelos autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, na obra intitulada como “Descubra seus pontos fortes”. Para os autores, o ponto forte é a habilidade que uma pessoa tem para desenvolver uma tarefa quase perfeita. 

Na prática, ter um ponto forte é quando uma pessoa consegue executar uma atividade com uma performance acima do esperado pela equipe e quando desejar, essa característica pode ser considerada como um ponto forte. 

o ponto fraco é a situação na qual uma pessoa não consegue executar uma tarefa com qualidade e eficiência, isto é: o seu desempenho é avaliado como abaixo da média. 

Vamos a um exemplo? 

Imagine que você é um profissional de marketing. Você sempre é escolhido pelo gestor para fazer apresentações ao cliente. A cada 10 apresentações, você tem sucesso em 8. Nesse cenário é possível identificar vários pontos fortes como: oratória, autoridade no assunto e possibilidade de desenvolver boas apresentações. 

Mas quando a apresentação exige apresentar dados em uma determinada ferramenta, o seu desempenho cai bastante. Você não tem habilidade com as ferramentas e não sabe identificar onde estão as informações. 

Essa falta de domínio com as ferramentas faz com que a sua performance seja abaixo da média. Nessa situação, o seu ponto fraco é a dificuldade para lidar com ferramentas de marketing

Por que é importante descobrir pontos fortes e fracos? 

O autoconhecimento é o método mais indicado para descobrir os seus pontos fortes e fracos. Faça uma avalição e registre todas condutas positivas ou negativas em seu comportamento. 

No início, você pode não se lembrar de todos os detalhes. O mais indicado é deixar uma linha vazia para preenchê-la assim que recordar de uma nova situação.  

Grande parte das pessoas defende a ideia de que os pontos fracos devem ser trabalhados com mais intensidade. No entanto, os pontos fortes também merecem a atenção. 

Ao descobrir uma habilidade no trabalho em equipe, por exemplo, poderá utilizar essa qualidade para aperfeiçoar aquilo que já é bom. 

Os profissionais que tentam identificar os seus pontos fortes e fracos garantem mais vantagem competitiva no mercado de trabalho. Isso porque ele aprende a ter inteligência emocional e descobre os caminhos que deve percorrer para atingir os seus objetivos. 

O autoconhecimento faz com que a pessoa tenha mais confiança para executar as habilidades e talentos que adquiriu ao longo da vida. 

Dessa forma, saberá utilizar as suas qualidades para desenvolver grandes projetos ou qualquer atividade que pretende executar nos próximos desafios. 

Como descobrir meus pontos fortes e fracos? 

Não é uma tarefa complicada descobrir os seus pontos fortes e fracos. Existem várias estratégias para ajudá-los nesse processo.

Conheça abaixo cada uma! 

Faça uma autoavaliação

A reflexão dos seus pontos fortes e fracos não pode ser feita com dados desde o seu nascimento até os dias de hoje. Afinal, os nossos comportamentos alteram todos os anos, não é mesmo?

Então, recomendamos que a autoavaliação seja feita de acordo com os últimos seis meses ou no máximo um ano. Faça uma lista e destaque um exemplo de comportamento para cada atitude positiva e negativa. 

Você pode avaliar diversos itens como: proatividade, resiliência, trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, reclamações, fofocas, metas, inteligência emocional, trabalhar sob pressão, feedbacks, competitividade, empatia, liderança e persuasão. 

Neste momento, faça a atividade em um local tranquilo e silencioso. Evite solicitar opiniões de familiares ou amigos. Afinal, o autoconhecimento é individual. Os itens devem ser respondidos com convicção. Caso contrário, será mais complicado identificar o seu perfil. 

Você pode adicionar outros pontos importantes, pois essa lista pode ser alterada conforme a sua profissão, estilo comportamental e os objetivos que pretende atingir com a atividade. 

No final da atividade, você deve identificar quais são os pontos fortes e fracos mais importantes. Essa definição pode ser feita de acordo o seu objetivo profissional ou porque está atrapalhando a sua carreira de alguma forma. 

Agora, você poderá trabalhar com todos os pontos positivos e negativos. No entanto, recomendamos ter uma organização para que essa etapa seja mais eficiente e sem problemas. 

Recolha feedbacks 

Os feedbacks são ótimos recursos para ajudá-lo não só no desenvolvimento profissional mas também no pessoal. A opinião de pessoas que vivem diariamente conosco pode ajudá-lo a se conhecer melhor. Porém é fundamental estar preparado para ouvir as avaliações sem ter raiva da outra pessoa. Você deve agir com profissionalismo para absorver melhor as informações. 

Agora que você já ouviu os feedbacks, use a autoavaliação para comparar o que havia colocado sobre o seu perfil. Isso é fundamental, pois a imagem que transmitimos para as outras pessoas pode ser diferente daquele que queremos passar.

Conte com a ajuda de um profissional 

Um profissional pode ajudá-lo a identificar os seus pontos fortes e fracos. Um psicólogo e um coaching são ótimas opções para qualquer pessoa. No entanto, não ignore as opiniões dos seus chefes e profissionais de RH. Eles são ótimas fontes de informação para descobrir outras habilidades que precisam de aperfeiçoamento. 

Após avaliar os pontos fortes e fracos , selecione os itens que acredita ser mais importantes para a sua vida profissional e pessoal. Você não terá uma performance acima da média em todas as situações e é normal que algumas pessoas têm mais habilidade em determinadas características do que as outras. Porém, existem atitudes que são fundamentais para qualquer indivíduo, por exemplo, a inteligência emocional. 

A melhor saída é priorizar as habilidades que você considera como essenciais para ser uma pessoa melhor em casa, no trabalho e na vida. A cobrança excessiva pode atrapalhar o seu desempenho. 

3 thoughts on “Como Descobrir Meus Pontos Fortes e Fracos

Deixe uma resposta