Loading…

Trabalho & Excelência

Sempre Obstinados A Trazer Excelência Ao Mundo Dos Negócios
Comece Agora
O Que é Analise Swot e sua importância no mundo corporativo.

O que é e qual a importância da Análise SWOT

Você em algum momento da sua vida já deve ter ouvido falar em análise SWOT, que na atualidade é usada não só por grandes empresas mas por pequenas também.

Mas afinal o que significa Análise SWOT? Como funciona? Será que é mesmo tão importante assim aprender sobre o que é e como funciona?

Sim, a Análise SWOT é muito importante dentro de uma empresa, então nós estamos aqui para te explicar melhor sobre tudo o que envolve esse assunto. 

O que é e qual a importância da Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de administração elaborada nos Estados Unidos, bastante utilizada na hora de traçar um plano estratégico ou plano de ação dentro de uma empresa, pois com a análise realizada por essa ferramenta é possível identificar os aspectos internos que podem ser aprimorados pela empresa e também os aspectos que mais agradam ao seu público.

A sigla SWOT em inglês significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. No Brasil também é conhecida como FOFA ou FFOA, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A Análise SWOT pode ser dividida entre ambiente interno e ambiente externo.

No ambiente interno é onde iremos encontrar as forças e fraquezas, já no ambiente externo iremos encontrar as oportunidades e ameaças.

  • Forças: São os aspectos que trazem um adicional para os negócios da empresa dentro do mercado, fazendo com que a empresa em questão tenha vantagem sobre seus concorrentes.

Esses aspectos podem ser: Uma equipe qualificada e unida que sabe dos objetivos principais da empresa e buscam sempre alcançá-los sem perder a qualidade do trabalho

Um produto que tem uma característica única para oferecer algo específico para o cliente, algo que será difícil encontrar em outro lugar. 

Uma entrega de qualidade de todo o material oferecido, entre outras coisas.

  • Fraquezas: São os aspectos que prejudicam o ambiente interno da empresa, levando a mesma a ter desvantagem sobre seus concorrentes.

Esses aspectos podem ser: Uma equipe desqualificada que não consegue seguir os passos para alcançar os objetivos principais da empresa.

Um Marketing de má qualidade que não consegue atingir novos clientes. 

Um gasto elevado para a fabricação de seus produtos que faz o preço dos mesmos ficarem muito além do que o mercado pede.

  • Oportunidades: São situações que ocorrem sem que a empresa tenha total controle, sendo que se trabalhadas corretamente podem se tornar grandes oportunidades trazendo benefícios para a empresa.

Alguns exemplos: O material base para a fabricação dos produtos da empresa entrou em promoção e pode ser adquirido por um preço bem abaixo, caso a empresa tenha condições seria um ótimo negócio fazer um estoque maior desse material.

Uma empresa trabalha com games e recentemente um público diferente começou a se interessar mais por esse mercado, uma ótima oportunidade para fazer um bom trabalho de marketing aumentando o público da empresa.

  • Ameaças: São situações que ocorrem sem que a empresa tenha controle, porém não há como transformá-las em oportunidades para trazer benefícios para a empresa e acabam trazendo dificuldades para o negócio.

Alguns exemplos: Seguindo o exemplo acima, digamos que o material base para a fabricação dos produtos da empresa está difícil de ser encontrado no mercado, isso fará com que a empresa tenha mais gastos e consequentemente o preço final do seu produto chegue elevado ao consumidor, além da possibilidade do produto ficar em falta na empresa.

Uma empresa que trabalha com games acaba de ganhar um concorrente com novas tecnologias e que está atraindo muito público, isso fará com que a empresa tenha que repensar totalmente sua forma de trabalhar para recuperar seu público e competir no mercado. 

Qual a importância da Análise SWOT?

Dentro do mercado uma coisa que não podemos ignorar é que a mudança é constante, e às vezes uma situação que estava sendo vantajosa para sua empresa se torna algo prejudicial, além do seu público que também pode mudar a preferência.

Então fazer a análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa e do mercado em geral é fundamental para o sucesso da empresa, e a Análise SWOT está aí exatamente para tornar esse processo de avaliação mais fácil e prático.

Fazendo essa análise interna e externa você estará muito mais preparado para definir planejamentos estratégicos importantes que irão definir o futuro da sua empresa, analisando o ponto em que a empresa se encontra e o ponto onde quer chegar.

Essa preparação se dá pois você terá um conhecimento muito mais profundo sobre a situação da sua empresa, isso te dará tranquilidade na hora de tomar decisões e abrirá um leque para que você explore novas soluções, tudo de uma forma bem simples de ser aplicada.

Com toda a preparação e organização que a Análise SWOT proporciona você também ganha em um aspecto muito importante, economia de tempo. Quando você está preparado a sua tomada de decisão é muito mais rápida, economizando tempo para que você invista em outros assuntos que irão trazer mais benefícios.

Além disso, se a sua empresa encontra-se estagnada ou simplesmente em queda, a Análise SWOT pode te ajudar a identificar grandes oportunidades no mercado para que sua empresa tenha um sucesso absoluto, oportunidades que poderiam estar na sua frente a muito tempo mas que não enxergou por falta de organização.

É possível também através da análise enxergar onde é possível realizar mudanças dentro da empresa para que, mesmo sem grandes alterações no mercado, sua empresa cresça e esteja em vantagem sobre os concorrentes.

Conclusão

Para uma empresa ter sucesso é necessário que esteja bem em vários aspectos, e apenas olhando superficialmente você não terá noção de tudo o que ocorre dentro da sua empresa.

Para isso existe a Análise SWOT, com ela é possível analisar de forma mais profunda todos os aspectos positivos e negativos da empresa, aspectos internos e externos que podem ser usados para trazer benefícios ou que devem ser tratados com grande cuidado pois podem ser prejudiciais.

É uma análise simples de realizar porém com uma importância enorme para o sucesso da empresa.

Então fique atento a tudo que foi dito aqui e ponha em prática para que assim alcance grandes resultados.

Deixe uma resposta